A adoção de políticas de promoção comercial, pelos países, deve ser desenvolvida dentro dos padrões estabelecidos pelas organizações internacionais do comércio mundial, levando-se em conta que alguns modelos, principalmente aqueles ligados a promoção das exportações, têm reflexos diretos nas políticas de livre comércio estabelecidas, hoje, no contexto econômico mundial.
As políticas de promoção comercial, reconhecidas pela Organização Mundial do Comércio (OMC), estão baseadas em diversas ações, tais como:
- pesquisa de mercado/estudos de mercado;
- missões comerciais;
- feiras comerciais;
- escritórios de promoção no exterior;
- programas de financiamento para atividades e serviços relacionados à exportação;
- seguro de crédito às exportações;
- redução tarifária;
- zonas de livre comércio.
Para alcançar as metas estabelecidas nos programas de promoção comercial, é essencial a integração dos setores público e privado e a criação de mecanismos que atendam efetivamente às necessidades da classe empresarial.
A promoção comercial nas empresas é parte do plano de marketing de exportação e tem como objetivo, por meio de diferentes métodos – formas diferentes de comunicação – informar, persuadir e lembrar os consumidores-alvos sobre a empresa e seu composto de marketing. Assim, o composto promocional depende do alvo da promoção, além de ser função do orçamento promocional disponível, da natureza do produto e do tipo de concorrência do mercado-alvo.
Fonte: Apostila Treinamento em Comércio Exterior. MDIC/SECEX, p. 225 e 226.